A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu uma ação especial em comemoração à Semana da Criança, levando atendimento odontológico para crianças de 6 meses a 12 anos na Unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF) Jardim Alvorada, entre os dias 6 e 10 de outubro.
De acordo com a Cirurgiã-Dentista Rúbia Rodrigues, preceptora do projeto, a iniciativa — chamada de “Semana da Criança no Dentista” — teve como objetivo restaurar sorrisos e despertar desde cedo o cuidado com a saúde bucal, de forma leve, educativa e acolhedora.
“Percebemos um aumento na procura por atendimento odontológico para crianças e, pensando nisso, idealizamos essa ação no mês das crianças, unindo prevenção, tratamento e diversão”, destacou Rúbia.
Os atendimentos foram realizados sem necessidade de agendamento, de forma espontânea, com procedimentos como limpeza, aplicação de flúor, restaurações, extrações simples, abertura de canal em casos necessários, além de orientações aos pais e responsáveis sobre a importância da prevenção da saúde bucal.
Como parte do projeto, as dentistas se caracterizaram com fantasias temáticas, sendo carinhosamente chamadas de “Fadinhas dos Dentes”, transformando o atendimento em um momento lúdico e acolhedor para as crianças.
A dentista Aline Ormond, da Unidade Jardim Alvorada, explicou que a proposta é aproximar as crianças do ambiente odontológico de forma divertida e sem medo.
“Estamos realizando atendimentos com muito carinho, para que as crianças tenham uma boa experiência e criem uma lembrança positiva do dentista”, afirmou.
A moradora do bairro Jardim Alvorada, Thais Mayara, de 31 anos, levou os filhos para participar da ação.
“A rotina com meus filhos é muito agitada e nem sempre consigo agendar a consulta com o dentista, então foi muito bom essa ação, para trazê-los e para outras responsáveis trazerem as duas crianças”, contou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, outro serviço ofertado na Atenção Básica é a frenectomia lingual, procedimento que antes era realizado apenas na rede particular e agora está disponível gratuitamente na rede pública, auxiliando no desenvolvimento da fala e na amamentação dos bebês.


