A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, intensificou as ações de combate aos focos de incêndio no município. A operação conta com o apoio de três caminhões-pipa, seis brigadistas, dois bombeiros de forma permanente e outros cinco bombeiros integrados em ação especial, além de um servidor da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).
O trabalho é reforçado com o suporte de um veículo da Defesa Civil e uma caminhonete equipada com kit de combate rápido, que possui 800 litros de água, abafadores, sopradores, mochilas costais, enxadas, rastelos e uma motosserra.
As equipes atuam em regime de plantão, de acordo com a demanda. Em situações de múltiplos focos, o efetivo é dividido para atender diferentes frentes de combate simultaneamente.
Desde o início do período proibitivo das queimadas, em 1º de julho, já foram registradas cerca de 50 ocorrências de incêndios de médio e grande porte em Diamantino.
De acordo com o prefeito Chico Mendes, é fundamental que a população colabore e evite qualquer prática de queimada:
“Estamos enfrentando um número elevado de queimadas e pedimos a colaboração da população para que não realizem nenhum tipo de queimada. A fumaça prejudica significativamente a saúde, especialmente de idosos, crianças e pessoas com problemas respiratórios.”
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Milton Criveletto, também destacou os esforços da equipe municipal:
“Nossa equipe tem trabalhado intensamente no combate aos focos de incêndio e o município tem disponibilizado todos os recursos necessários para essa ação. No último fim de semana tivemos um incêndio de grandes proporções no centro da cidade e atuamos fortemente para conter as chamas.”
Em Diamantino, queimadas em áreas urbanas são proibidas durante todo o ano. No estado, o período proibitivo segue até 30 de novembro nas regiões da Amazônia e Cerrado e até 31 de dezembro no Pantanal.
Denúncias e informações podem ser feitas pelos telefones:
-
Brigada Mista Municipal: (65) 99299-9586
-
Regional Nova Mutum: (65) 98164-0216
-
Polícia Militar: 190