Prefeito de Cuiabá deixa audiência após conselheira usar o termo “todes”

Por: Diamantino Alerta - Da Redação

O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), deixou a mesa de uma audiência pública na Câmara Municipal, na noite desta terça-feira (9), após a conselheira de Educação e vice-presidente da subsede do Sintep em Várzea Grande, Leilane Borges, utilizar o termo “todes” durante sua fala de abertura.

“Boa noite a todas as mulheres, a todos os homens presentes aqui nesta noite e a todes, porque hoje estamos aqui nessa audiência”, disse Leilane.

Logo após ouvir a expressão, o prefeito tomou um gole d’água, cumprimentou os vereadores e levantou-se, recusando-se a retornar, mesmo após o pedido de uma professora.

A audiência discutia a proposta da Prefeitura de Cuiabá de privatizar escolas públicas a partir de 2026. O encontro contou com a presença de professores, sindicalistas e representantes da comunidade escolar. Antes do início, o Sintep-MT organizou um protesto em frente ao Legislativo.

Polêmica recorrente

O prefeito já havia se manifestado contra o uso de pronomes neutros em eventos oficiais. Durante a Conferência Municipal de Saúde, no fim de julho, ele interrompeu a fala de uma professora da UFMT que havia usado a mesma expressão.

Na ocasião, Abilio Brunini foi enfático:
“Durante a minha gestão, não vou aceitar a manifestação de pronome neutro”, declarou.