A Polícia Civil deflagrou, na manhã desta quarta-feira (26), a Operação Vertigem, que apura um esquema de distribuição de drogas sintéticas em Cuiabá. A ação, coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (Denarc), cumpriu nove mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e no Rio de Janeiro.
As investigações tiveram início em 2023, após a Operação Doce Amargo, quando documentos e aparelhos eletrônicos foram encontrados na casa de um assessor do Judiciário. O material indicava sua ligação com um grupo organizado responsável pela venda de ecstasy, MDMA, LSD e outras substâncias químicas.
Conforme a Denarc, o esquema contava também com o apoio de um fornecedor que estaria no Paraguai, responsável por enviar os entorpecentes para Cuiabá. O servidor investigado gerenciava grupos de rateio, reunindo compradores com alto poder aquisitivo para aquisição das drogas, lucrando com a intermediação.
A Operação Vertigem integra as ações da Renorcrim, iniciativa nacional voltada ao enfrentamento contínuo de organizações criminosas em todo o país.


