Entre os dias 13 e 15 de outubro, a Prefeitura de Diamantino recebeu uma equipe técnica do Ministério do Turismo, que esteve no município para realizar um diagnóstico das potencialidades turísticas locais.
O objetivo foi identificar atrativos naturais, culturais e históricos que possam subsidiar estratégias de desenvolvimento e fortalecimento do turismo em nível local e regional.
Durante a programação, os representantes do Ministério, acompanhados pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, pelo prefeito e vice-prefeito, visitaram diversos pontos turísticos de Diamantino, entre eles a Serra Calçada, um dos principais cartões-postais da cidade, reconhecida por sua riqueza histórica, belezas naturais e potencial para o turismo ecológico e de aventura.
Também fizeram parte do roteiro a Igreja Matriz Imaculada Conceição, a Cúria Diocesana, a Catedral, e outros espaços que simbolizam a diversidade cultural e religiosa do município.
Entre as pautas discutidas esteve a integração entre municípios vizinhos, visando à criação de uma rota turística regional, capaz de fortalecer o fluxo de visitantes e valorizar os atrativos de toda a região.
O prefeito de Diamantino destacou que a ação é fruto de diálogo recente com o ministro do Turismo, Celso Sabino, que prontamente encaminhou uma equipe técnica ao município.
“Foi uma visita extremamente produtiva, marcada por aprendizado e troca de experiências, que certamente resultará em grandes avanços para o turismo local e regional. No entanto, é fundamental destacar que o desenvolvimento do setor depende do engajamento de toda a comunidade”, afirmou o prefeito.
O diretor do Departamento de Qualidade, Sustentabilidade e Ações Climáticas no Turismo, Aldo Valentim, elogiou o trabalho desenvolvido no município.
“Percebemos um grande potencial turístico, especialmente no turismo de natureza e de contemplação, que promove um diálogo harmonioso com o meio ambiente e a sustentabilidade. Diamantino está de parabéns pelo cuidado com seus atrativos e pelo compromisso em valorizar seu patrimônio natural e cultural.”
Também estiveram presentes a Coordenadora de Facilitação de Crédito e Microcrédito, Elisabete Batista Teixeira de Brito, e a Bolsista do Mapa do Turismo, Michelly Hanna Silva Wadie.


