O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) atuou em duas ocorrências distintas neste final de semana, resgatando 13 pessoas presas em elevadores nos municípios de Campo Verde e Lucas do Rio Verde.
A primeira ocorrência foi registrada na noite de sábado (1º.11), em Campo Verde (a 139 km de Cuiabá). Por volta das 20h14, uma equipe da 11ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (11ª CIBM) recebeu chamado relatando que nove pessoas estavam presas em um elevador da torre do Mirante, na Praça João Paulo II.
Ao chegar, os bombeiros constataram que o elevador havia parado entre o terceiro e o quarto andar, deixando os ocupantes presos no interior do equipamento. Duas pessoas apresentavam sintomas de claustrofobia, como ansiedade e dificuldade para respirar.
Com o apoio remoto da equipe de manutenção do elevador, os bombeiros tentaram realizar o nivelamento e a descida do equipamento. No entanto, o sistema entrou em modo de segurança após uma das vítimas forçar a porta, bloqueando o funcionamento do elevador.
Diante da situação, os bombeiros utilizaram escadas para retirar as vítimas com segurança. Uma das pessoas, em pânico, chegou a arrombar uma parede de gesso na tentativa de escapar.
As duas vítimas com sintomas de claustrofobia foram encaminhadas ao hospital por terceiros, com acompanhamento da equipe dos bombeiros. As demais sete pessoas não sofreram ferimentos e foram liberadas no local. Após o resgate, o elevador foi interditado e o prédio ficou sob responsabilidade da administração.
Segunda ocorrência
A segunda ocorrência aconteceu na tarde de domingo (2.11), em Lucas do Rio Verde (a 333 km de Cuiabá). A 13ª Companhia Independente de Bombeiros Militares (13ª CIBM) foi acionada para o resgate de quatro pessoas presas no elevador de uma papelaria no bairro Menino Deus.
O elevador apresentou pane súbita e parou no segundo andar do edifício. Para liberar as vítimas, os bombeiros utilizaram um desencarcerador, equipamento especializado para esse tipo de operação.
Todas as pessoas foram resgatadas ilesas e avaliadas pela equipe de resgate. Elas apresentavam apenas suor e nervosismo leve por causa do calor e do susto.
								
								
															
								

